segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Apple perde o direito do nome “iPhone” para a Gradiente.


A Apple não poderá mais usar o nome “iPhone” no Brasil nos seus celulares ou produtos ligados à telefonia móvel. A decisão foi dita pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que deu vitória à brasileira Gradiente, empresa que é dona do nome desde 2008, após processo que durou oito anos.

As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo, que teve acesso à decisão do INPI. A rejeição aos pedidos da Apple para uso da marca será publicada na próxima segunda-feira (5), na Revista da Propriedade Intelectual, editada pelo INPI.

Não é possível saber quais solicitações da Apple serão negados, mas segundo O Globo, todos que remetem à celulares terão rejeição, como “dispositivos eletrônicos digitais móveis”, “projetos de desenvolvimento de hardware”, “computador e periférico” e o aplicativo “find my iPhone”.

Os pedidos da Apple foram feitos em 2006, 2007, 2010 e 2011. Segundo o site Olhar Digital, a empresa tinha recebido o direito de usar o nome em “artigos de vestuário, calçados e chapelaria”, mas o INPI ainda não tinha concluído o julgamento sobre categorias móveis.

A Apple ainda pode recorrer. A polêmica toda começou em dezembro quando a Gradiente – após um período em que ficou fora do mercado – anunciou o lançamento de um celular chamado “Gradiente iphone”. Ela surpreendeu o mercado ao anunciar que tinha direito sobre o nome.



Fonte: MundoBit (NE10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário