terça-feira, 27 de setembro de 2011

Google comemora 13 anos de aniversário com doodle especial.


Uma das maiores empresas do ramo da tecnologia completa 13 anos de vida neste 27 de setembro. A Google, que na verdade foi fundado no dia 4, chega a 2011 bem diferente e muito maior do que em 1998. Mas o estilo de comemoração ainda é o doodle. Nesta terça-feira, basta acessar o site para lá estar uma imagem especial no lugar das tradicionais letras coloridas com o nome do site.
Doodle especial de aniversário. (Foto: Divulgação)Doodle especial de aniversário. (Foto: Divulgação)
Desta vez, o doodle é simples, mostrando uma mesa com bolo e presentes, balões enfeitando a casa e o nome da página vestindo chapéus de festa. Afinal, a Google tem diversos motivos para celebrar – e muito – este seu 13º aniversário. A empresa cresceu, criou diversas ramificações e se consolidou como uma gigante não só das buscas, como de toda a internet nos últimos anos, sendo avaliada em 150 bilhões de dólares atualmente.
Como tudo começou
Sergey Brin e Larry Page. (Foto: Divulgação)Sergey Brin e Larry Page. (Foto: Divulgação)
Em 4 de setembro de 1998, Larry Page e Sergey Brin criaram uma empresa chamada Google Inc. Eles haviam recebido um cheque nominal à Google de 100 mil dólares de um investidor e, para poderem sacar o dinheiro, tiveram que fundar a marca. A raiz da página, no entanto, vem de 1996, quando a dupla lançou o site de buscas BackRub, que evoluiu para a Google que conhecemos hoje, lançada dois anos depois.
O nome Google é uma brincadeira com uma expressão matemática, “googol”, que representa o número 1 seguido de 100 zeros. A ideia? Criar infinidades de fontes para pesquisas na internet. E foi exatamente o que eles fizeram. Mas além disso, Page e Brin criaram ainda muito mais do que um site de buscas.
O crescimento de um gigante
Em 1999, o Google criou seu quartel-general em Mountain View, na Califórnia. No ano seguinte, fez parceria com o Yahoo e se tornou o maior site de buscas do mundo com 1 bilhão de fontes arquivadas. Além disso, lançou o AdWord, que faz com que anúncios baseados em palavras-chave nas buscas apareçam na página junto com os resultados da pesquisa feita pelo usuário.
A busca de imagens surgiu em 2001, ano em que a empresa adquiriu a Deja Usenet. Em 2002, vieram o Google Search Appliance, o Labs e a ferramenta de notícias, que dava aos usuários mais de quatro mil links das mais recentes novidades do jornalismo. No ano seguinte, a empresa comprou o Blogger e anunciou o AdSense, maior programa de propaganda direcionada do mundo.
E-mail e rede social marcaram o ano de 2004 da Google. Com o Gmail e o Orkut, a empresa entrou de sola em novas áreas da internet. Assim como em 2005, quando lançou o Maps e oEarth, serviços de localização. Em 2006, a Google comprou o bem-sucedido site de vídeosYoutube, além de lançar o Trends, o Gchat e o Google Checkout.
A inovação continuou nos anos seguintes. Em 2007, surgiu o Android, sistema operacional para dispositivos móveis. Em 2008, o navegador Google Chrome. Google Wave e Picasavieram em 2009, o Buzz e o Marketplace em 2010 e o mais novo projeto da empresa foi lançado agora em 2011: o Google +, rede social que vai lutar com o Facebook pela liderança deste mercado.
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário